Sexo & Menopausa


Como a Menopausa vai afectar a sua vida sexual?
Com a perda de estrogénio logo após os primeiros sintomas de menopausa vai levar a uma mudança no seu impulso sexual e no funcionamento da vida sexual afectiva.
Mulheres na menopausa e na pós-menopausa sentem que estão menos despertas e sensíveis a toques e carícias que podem vir a resultar numa diminuição do interesse no sexo.

Além disso, menores níveis de estrogénio podem causar uma diminuição de fornecimento do sangue para a vagina. Esta diminuição do fluxo sanguíneo pode afectar a lubrificação vaginal, fazendo com que a vagina fique seca tornando a relação desconfortável.

Mas um nível menor de estrogénio não é o único culpado por detrás de uma diminuição da libido, há inúmeros outros factores que podem influenciar o interesse de uma mulher em actividade sexual durante a menopausa e após.
 Estas incluem:
-Controle de problemas de bexiga
-Distúrbios do sono
-Depressão ou ansiedade
- Stress
- Medicamentos
- Preocupações com a saúde

Este é um sintoma de todas as mulheres? 
Não. Na verdade, algumas mulheres pós-menopausa relatam um aumento do desejo sexual. Isto pode ser devido à diminuição da ansiedade associada ao medo da gravidez. Além disso, muitas mulheres pós-menopausa, muitas vezes têm menos responsabilidades parentais, permitindo-lhes relaxar e desfrutar da intimidade com os seus parceiros.

A minha vagina fica seca, o que posso fazer?
Durante e após a menopausa, a secura vaginal pode ser tratada com lubrificantes solúveis em água. Não utilize a vaselina, pois ela pode enfraquecer o látex (material usado para fazer os preservativos, que devem continuar a ser usados para evitar a gravidez até o seu médico verificar que não está a produzir mais óvulos e para evitar contrair doenças sexualmente transmissíveis). Não lubrificantes solúveis em água também podem fornecer um meio para o crescimento bacteriano, principalmente numa pessoa cujo sistema imunológico foi enfraquecido pela quimioterapia.

Como posso melhorar o Sexo durante e após a Menopausa?
Actualmente, não há nenhum medicamento para tratar problemas sexuais nas mulheres durante a menopausa. A reposição de estrogénio pode funcionar, mas pesquisas têm mostrado resultados não conclusivos e preocupantes em relação à sua eficácia. O estrogénio pode, no entanto, fazer a relação sexual menos dolorosa, tratando a "secura" vaginal.

Como posso aumentar a intimidade com o meu parceiro durante a Menopausa?
Durante a menopausa, se o seu desejo sexual não é o que era antes, primeiro relaxe e converse com o seu parceiro. Ser íntimo não necessita ter a relação sexual - o amor e carinho podem expressar-se de muitas outras maneiras.

Para melhorar a sua intimidade física, você pode tentar as seguintes dicas:
- Eduque-se sobre sua anatomia, função sexual, e as mudanças normais associadas ao envelhecimento, bem como os comportamentos sexuais e respostas. Isto pode ajudá-lo a superar suas ansiedades sobre a função e o desempenho sexual.
- Aumentar a estimulação através do uso de materiais eróticos (vídeos ou livros), a masturbação, e as alterações às rotinas sexuais.
- Use técnicas de distracção para aumentar o relaxamento e eliminar a ansiedade. Estes podem incluir fantasias eróticas ou não eróticas; exercícios com a relação sexual, e de música, vídeos ou de televisão.

Deverá ainda continuar a proteger-se das doenças sexualmente transmissíveis!

1 comentários:

Anónimo disse...

Posso engravidar na menopausa!

Enviar um comentário

 

©Menopausa - Powered By Blogger Thanks to Blogger Templates | punta cana dominican republic