Menopausa - os Principais Sintomas

Os sintomas apresentados pelas mulheres que estão no período da Menopausa são muitos e têm variações significativas. Alguns são toleráveis, afectando pouco a vida da mulher, mas outros são bastante incomodativos e até podem alterar a sua rotina diária.

São sintomas que podem ocorrer em qualquer momento do processo e podem ter uma forma contínua, alternada ou inexistente.
Também podem ocorrer no inicio da Menopausa, no fim ou a meio.
A sintomatologia deste processo é complexa, individual e difere de mulher para mulher.

Sintomas da Menopausa

Fogachos, Afrontamentos, Suores ou Calores - São talvez um dos sintomas mais incomodativos e afectam uma grande parte das mulheres. Podem durar alguns meses, anos...depende da sua intensidade.
Consiste numa forte pressão na cabeça, espalhando em poucos minutos um rubor e uma onda de calor que vão subir e descer pelo seu corpo.
Pode ser acompanhado de suor ou não.

Suores Nocturnos - Este tipo de suores são calores que ocorrem durante a noite e vão tendo intensidades diferentes.
Muitas mulheres vão suando abundantemente outras muito menos.
Este tipo de suores causa alguma dificuldade durante todo o período nocturno de sono.

Sono - Comum o sono ser interrompido algumas vezes, devido aos suores nocturnos, mas também associados à ansiedade ou depressão. Ou a outros sintomas.

Menstruações Irregulares - Para as mulheres que têm normalmente ciclos pouco regulares, abundantes ou escassos, as alterações nas menstruações não vão fáceis de detectar. Se eles começarem a agravar-se aí vai notar que estão a ser sintomas "anormais". Consulte o seu médico de família ou ginecologista.

Alterações Emocionais - Alterações de humor, depressão tristeza, leve descontrole emocional, ansiedade, choro sem motivo, sensibilidade exagerada e nervosismo são situações comuns num quadro de Menopausa.
Geralmente estes são sentimentos que consegue controlar ao longo da sua vida, mas nesta fase parecem incontroláveis.
O que pode ser um sinal de uma deficiência hormonal.

Dores de Cabeça - A flutuação dos níveis hormonais vai agravar a dor de cabeça e as enxaqueca em mulheres com predisposição para esse tipo de distúrbios.  Principalmente acentuados para quem já sofreu de pré - TPM.

Incontinência Urinária - O aumento da vontade de urinar aumenta e surgem os primeiros sinais de incontinência urinária. Sensação de ardor ou sintomas de cistite também são muito comuns nesta fase.
É aconselhável procurar o seu médico.

Depressão - Está claramente associada a uma série de sintomas psicológicos, mas não podemos afirmar que é ela responsável pela queda hormonal. Pois nem todas sofrem deste sintoma.
É apenas possível que a Menopausa  agrave um quadro depressivo pré-existente por outros factores.

Ganhar Peso - O estrogênio é um dos principais responsáveis pela distribuição da gordura no corpo, a sua diminuição pode fazer com que a gordura se concentre no estômago. Mas também é um sintoma do sedentarismo da idade, uma qualidade de vida deficiente, pouca actividade física e alimentação desequilibrada.

Pele e Cabelo - Esta fase trás consigo uma queda significativa na pele do colagénio, que deixa a pele mais seca, perdendo elasticidade e acentuando rugas.
O cabelo cresce devagar e fina fino.

Mudanças Sexuais - A hormona do estrogénio é responsável por manter a vagina lubrificada, portanto se ela existir em menos quantidade. Fica seca. Dificultando e tornando o acto sexual doloroso.
Levando a mulher a evitá-lo.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

©Menopausa - Powered By Blogger Thanks to Blogger Templates | punta cana dominican republic